Artigo - Dicas para roteiro

13:20:00


Dicas para roteiro

Olá pessoal!!!

Bom, essas dicas que estarei mostrando, foram pesquisadas com base em argumentos de vários roteiristas e meus próprios estudos e conhecimentos. Essas são dicas e não sua formatação ou seus padrões para se organizar um roteiro em si, são simplesmente dicas para soltar a imaginação para poder começar a criar seus roteiros, essas dicas servem para roteiros de livros, historia em quadrinho, tirinhas e enredo de jogos, por exemplo.

1 - Ideias

Suas ideias, argumentos, mesmo que a princípio pareçam sem noção e desordenados, se bem trabalhados podem ser aproveitados, escreva tudo que lhe vier à mente, escreva sem prestar muita atenção aos detalhes, concentre-se em passar a ideia principal, o insight.

Aproveite cada ideia, as vezes as ideias surgem, mas nem todas podem ser usadas em uma mesma parte da história, a ideia pode ser contextualizada em uma parte mais a frente, no caso, colocar em um ambiente onde possa ser inserida, de maneira que possa ser reaproveitada. Tenha em mente que as ideias podem ser adaptadas, no contexto geral da história ou até mesmo simplificada e reorganizada.

Organize suas ideias, depois de escrever muito, as ideias costumam ficar embaralhadas, então leia e releia, colocando as ideias mais parecidas juntas, aquelas ideias que mais se assemelham com a ideia principal, reescreva de forma que elas entrem em concordância, assim se tem uma linha de raciocínio, que pode servir para ideias melhores e mais criativas, juntando ideias e formando uma base mais coerente, e por fim uma ideia de base sólida e fundamentada, mesmo que os fundamentos sejam fictícios.

2 – Pesquisar

É muito importante se fazer uma pesquisa do assunto que se trata sua história, mesmo aquelas histórias que acredita-se que tudo tenha sido inventado, tem uma base de pesquisas, um exemplo prático é que para se criar uma história o autor se baseia no princípio de seus conhecimentos, que se formou com tudo que ele já viu, leu ou ouviu, então para se formar uma boa história é necessário pesquisar.

Uma pesquisa tem início a partir do momento que se quer aprofundar uma ideia, quando nossos conhecimentos não são o suficiente para continuar a ideia, os meios de pesquisas são muitos, desde livros, revistas, filmes, músicas, jornais, TV, internet, e até as pessoas que estão ao nosso redor.
As pesquisas são necessárias também quando a sua história parte de um alguém, ou sobre alguém, conhecer seu passado, comportamentos é de extrema importância.

Pesquisar fatos históricos, como no caso de povos antigos, por exemplo, é um excelente meio para se criar uma história mais interessante, como surgiu, como viviam, suas crenças, sua trajetória, coisas do tipo, pesquisar tecnologias, ciências, traz um grande conhecimento para se criar por exemplo uma história futurística, assim como outras histórias que envolvam esses meios, também como mitos, lendas, que tem um vasto campo de magia e etc.

Tudo que pesquisamos nos conduzem a pensar e refletir, nos aumentando a criatividade, podendo utilizar conceitos de tudo que se aprende ou se entende do assunto pesquisado.

3 – Ler

Ler é uma das grandes ferramentas de um roteirista, ler incita a pensar, imaginar e criar na nossa própria mente. A leitura de livros, historias em quadrinhos, jornais, revistas das mais variadas, e qualquer outra espécie de leitura até mesmo digital, como blogs por exemplo, estimula nossa criatividade.

Embora muitos pensem que para se criar uma história de um determinado tema, tenha que se aprofundar somente no tema em questão, o ideal seria ler sobre vários assuntos relacionados ao tema principal, mas também ler sobre outros temas e assuntos, porque assim se tem mais caminhos a se seguir em sua história.

Por exemplo, uma história sobre guerra, uma leitura aprofundada no assunto é de extrema importância, existem vários pontos de uma guerra, os motivos da guerra, quem são os soldados, suas tecnologias, armamentos etc, porém na guerra podem surgir subtemas, como amor, drama, suspense, mistério, violência, terror etc.

Imaginem um jovem que vai a guerra e deixa alguém importante para traz, esse mesmo jovem, na guerra, pode tomar decisões baseadas nesse alguém que ele deixou para traz, pode ser sua mãe, sua esposa, um amigo, alguém para quem ele queira voltar, alguém que ele queira matar, uma promessa, uma missão, agora imaginem esse mesmo jovem sem nada o prendendo, sem ninguém importante ou ninguém que seja importante para quem ele queira voltar, suas decisões e pensamentos serão outros, e a historia pode se tornar mais interessante, empolgante fazendo o leitor se envolver na historia do personagem, os porquês e motivos dele estar ali.

Lendo outros temas a história pode tomar outros rumos, ter outras perspectivas, uma outra visão do tema abordado, porem sem perder o foco no tema principal.

Ler é de vital importância para nossa gramática, pois aprendemos a formar um roteiro, se familiarizar com as palavras, textos, pontuações, etc. Aprendemos a criar situações, envolventes, dinâmicas, tudo através do conhecimento que adquirimos lendo grandes obras consagradas, entendendo a temática, a formatação contextual, e a maneira de como ele é exposta.

4 – Observar

Pode parecer inútil observar as coisas ao nosso redor, mas é um ponto que ajuda muito. Descrever objetos, não seria fácil, se não pudéssemos observa-los, seus detalhes  descritos sem muito exagero, as vezes em um roteiro dão um algo a mais para o leitor.
Observar o comportamento, atitudes das pessoas, nos ajuda a criar um personagem mais real, de mais fácil aceitação pelo leitor, observar animais e suas ações no seu habitat, observar o céu o clima, o tempo, uma imensa fonte de aprendizado, para se criar uma história mais interessante e mais envolvente.

Observar traz uma gama de conhecimento de fácil acesso, momentos registrados na nossa mente que podem ser utilizados para se criar um mundo, um personagem, uma situação, mais real, mais interessante, mais impactante.

Assuntos relacionados

2 comentários

  1. Ei afim de uma troca de banners?
    http://ascronicasdedrakonis.blogspot.com/
    Estou escrevendo um WEB BOOK gostaria de formar uma parceria?

    ResponderExcluir
  2. Blz cara, já vou adicional teu banner, aquele abraço...

    ResponderExcluir

Artigos

A jornada até aqui!!!

Formulário contato

Nome

E-mail *

Mensagem *