Estudo - Simplificando o desenho

23:10:00

Olá pessoal!!!

Essas semanas passei lendo vários blogs interessantes, muitos assuntos abordados, que me fizeram refletir e retornar com mais afinco aos estudos de desenho, rabisquei muitas coisas durante essa semana, gosto muito de rascunhar sem muito compromisso, tive várias ideias, retomei alguns estudos que estavam parados, como arte final com nanquim e arte final digital por exemplo, coisa que a um bom tempo eu não fazia, eu normalmente não posto esses estudos aqui no blog, aqui eu é um lugar que coloco meus rascunhos, meus rabiscos, meu espaço para fugir um pouco das regras e fazer o que eu gosto, porem vou começar a colocar aqui meus estudo também.

Resolvi colocar em prática, alguns passos para estudar o que eu mesmo já tinha proposto para mim, treinar o "básico", mas não aquele básico maçante, cheio de regras, não o "passo a passo", queria reformular minha forma de estudo, para algo mais livre, mais solto, com intuito de melhorar minha velocidade para desenhar e obter um bom resultado, então decidi aplicar o conhecimento de técnicas de desenho que adquiri, durante esses meus anos de estudo, de uma forma mais "simplificada", adaptar uma maneira, de estruturar mais rapidamente um desenho, e ver se conseguia chegar no mesmo resultado ou talvez melhorar, trabalhar também a estrutura de criação que eu tenho montada na memória, desenhando tanto com referencias como sem referencias.

Como gosto de desenhar o corpo humano, comecei desenhando algumas cabeças, dessas que a gente rabisca e deixa jogado no fundo da gaveta, para quem sabe "um dia retomar o estudo delas", a proposta aqui que coloquei para mim, era estudar formas simples  para se fazer a estrutura, além de querer desenhar com mais velocidade, como proposto para esse estudo, fui fazendo sem regrar quase nada, apenas puxando o traço, riscando e tentando deixar, forma e posição e ângulos alinhados, de forma que ficassem homogêneos, sem se basear muito na expressão do personagem, deixando claro que apliquei as técnicas de proporção, porem sem colocar em linhas traçadas, por exemplo, as linhas que dão a distancia de um olho para o outro, a linha base do cabelo, a linha base do nariz e etc, fui fazendo isso mentalmente e medindo "no olho", digamos assim, queria deixar a forma básica criada, sem adicionar detalhes, como cabelos, estilo de olhos, acessórios, no caso sem deixar algo muito característico, como um esboço preparado, mas sem muita definição do que vai ser.

Usei folhas do meu sketch book, tamanho A5, usei lápis e borracha.

Para esse estudo levei aproximadamente uns 45 min.

Nesses estudos de cabeça, percebi que  apesar de fazer os esboços mais rápido, cometo muito mais erros, porem depois que apago as linhas mais rabiscadas, gosto de deixar as linhas do lápis mais limpas, deixo as linhas que eu quero, o desenho toma forma e fica aceitável, outra coisa, para complicar um pouco mais tentei fazer sem referencias, também por isso apaguei mais vezes.

Depois parti para uma segunda etapa do meu estudo, peguei alguns personagens e tentei desenha-los com a mesma proposta do estudo, primeiro peguei um personagem de Akira Toriyma, que eu gosto muito, um personagem de um jogo, que eu jogava quando era mais novo, o jogo é Chrono Trigger, o personagem é o Chrono, o protagonista.

Para esse estudo, eu fiz aquele esboço rápido, que treinei antes, depois decidi dar as características do personagem, detalhes de roupas e tal, claro, levando em consideração que não quis fazer uma copia fiel do personagem, e sim um estudo, e desenhando do jeito que eu gosto. Depois fugi um pouco do estudo e joguei umas cores em cima do rascunho, bem rápido sem sombra ou luzes, só para ver como ficava.

Para esse estudo demorei cerca de 30min ou um pouco mais, não lembro ao certo.
Seguindo a mesma ideia, peguei alguns personagens do mesmo autor, Akira Toriyma, do manga Dragon Ball Super e os fiz com o mesmo principio de estudo, fiz todos eles de frente, para agilizar a velocidade, depois tentei detalhar cada um, coloquei uma cor básica, para deixa-los parecidos com os originais, adaptei mais ou menos ao meu traço, ou tentei adaptar.

Personagens Goku, Gohan, Tenshinhan, Piccolo, Vegeta, Trunks, Kuririn, Chaos e Mestre Kame.



Enfim pessoal, esses foram pequenos estudos, que fiz meramente para exercitar minha percepção da anatomia da cabeça e melhorar minha técnica de esboço, ou rascunho e para aumentar a minha velocidade na hora de esboçar, no começo tive alguns problemas, pois pelo menos eu, ainda me sinto muito preso ao "passo a passo", realmente senti uma diferença enorme, com controle que tenho sobre o desenho do personagem, fiz mais rápido, mas apaguei mais vezes, mas no fim, achei essa forma de esboçar melhor, levando em consideração o fato de eu já ter uma certa noção da estrutura da cabeça, pois acho que, quem esta começando deve usar o "passo a passo" mesmo, até ficar gravado na mente, mas no geral, no próximo estudo usarei algumas linhas de referencia, para melhor alinhamento do rosto.

Até a próxima!!!

Assuntos relacionados

2 comentários

  1. Oi Cris, tudo bom?
    O que mais gostei no seu estudo de cabeças foi a capacidade de desdobramento dos personagens. Top! Tem umas posições que você desenhou que eu tenho muita dificuldade, que é a vista de baixo para cima da cabeça. Mano do céu! Que difícil que é fazer isso...

    Gosto demais de olhar seus desenhos. Me dá vontade de desenhar também. A melhor parte de estar cercada de outros blogs é poder me inspirar. Obrigada por compartilhar seus estudos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nane!!! Todo bem na medida do possível.

      Nossa saber que tem pessoas que se inspiram com meus desenhos, é muito bom, principalmente vc, tenho muito a aprender ainda e faço das suas as minhas palavras, ver seus desenhos é inspirador, não canso de dizer toda vez que passo no seu blog, que me surpreendo com tanta variedade, comecei a "tentar" mexer com aquarela depois que entrei em seu blog, isso a 2 ou 3 anos atrás se me lembro direito.

      Quanto as cabeças, depois que deixei de lado o desenho, uns dois dias, olhei para ele de novo e notei os vários erros, mas como é estudo tá valendo, o importante é aprender com esses erros, e arriscar uma ou outra posição diferente.

      Eu é que agradeço por vc estar participando do meu humilde blog.

      Excluir

Artigos

A jornada até aqui!!!

Formulário contato

Nome

E-mail *

Mensagem *